Desde 1969, a Universidade Federal de Viçosa mantém, na cidade de Florestal (MG), uma área com cerca de 1.500 hectares. Inicialmente, funcionava ali apenas a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), com cursos de nível técnico.
A Cedaf originou-se da Fazenda-Escola de Florestal, que foi inaugurada em 26 de abril de 1939, no governo de Benedito Valadares. A instituição era destinada à formação de capatazes e administradores de fazenda, além de ministrar cursos rápidos para fazendeiros.
Quatro anos depois, a escola passou a ter alojamento para menores de idade e a oferecer ensino primário e profissional-agrícola, sendo subordinada ao Departamento de Ensino Técnico da Secretaria da Agricultura. Em 26 de maio de 1948, passou a se chamar Escola Média de Agricultura (EMAF).
A EMAF foi incorporada à extinta Universidade Rural de Minas Gerais (Uremg) em 1955 e, em 1969, à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 1981, a instituição passou a ser chamada Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf).
Em 2006, a universidade criou o Campus UFV – Florestal, que, atualmente, congrega as atividades de seis cursos técnicos da Cedaf e de 10 cursos superiores da UFV. Juntos, reúnem cerca de 1,5 mil estudantes.
O Campus de Florestal é um dos três campi da UFV, que também está presente nas cidades de Viçosa e Rio Paranaíba.